Quais os bairros do Centro de São Paulo?

Por Natasha Meneguelli em 6 de dezembro de 2021

Quer saber que bairros fazem parte do Centro de São Paulo? Pode ser para entender melhor as opções para morar, ou por simples curiosidade. Um dos aspectos interessantes é que eles compartilham semelhanças, ao mesmo tempo em que possuem suas particularidades. Conheça quais são e como é viver na região.

Como é morar no Centro de São Paulo?

O Centro de São Paulo é plural de pessoas, eventos e serviços, ainda que tenha seus defeitos. Além disso, há um movimento de revitalização e valorização urbana e do mercado imobiliário da região. Conheça algumas características:

  • Estrangeiros: São Paulo é uma cidade que cresceu com imigrantes. Por isso, é muito comum que bairros sejam parte representativa de culturas de países diferentes. No Centro não é diferente, os destaques vão para Japão, China, Nigéria, Bolívia, Haiti e Serra Leoa.
  • Nunca dorme: o Centro é conhecido por ser uma região que nunca dorme, já que seus estabelecimentos comerciais e seus eventos estão sempre presentes, em qualquer hora do dia e da noite.
  • Locomoção: o transporte coletivo é um dos destaques, já que são muitas as opções, que circulam por todas as regiões da capital. São linhas de ônibus, metrô e trem, além de várias vias importantes para carros e motos.
  • Arquitetura: por ser uma região repleta de história, sua arquitetura reflete nisso. Há grandes apartamentos com pé direito alto e construções resistentes, e condomínios e edifícios famosos, como o Copan, Edifício Germaine Burchard e Edifício Saint Honoré.
  • Lazer: o Centro é uma das regiões mais ricas de eventos e comemorações da capital, além das várias opções de arte e cultura. Há feiras de artesanatos, museus, espaços culturais e bares e restaurantes tradicionais.

Quais os bairros do Centro de São Paulo?

1. Bela Vista

Morar na Bela Vista é estar em um bairro tradicional e movimentado. A cultura italiana é muito presente, com cantinas de pratos deliciosos e a famosa Festa da Achiropita. Você nunca ficará entediado ou sem nada para fazer, e há opções para todos os gostos e bolsos. A paisagem varia um pouco, dependendo de você estar mais perto da Avenida Paulista ou da Sé, mas o que chama mais a atenção são as construções históricas.

2. Bom Retiro

É um bairro descolado, com pontos culturais históricos como a estação da Luz e a Pinacoteca. Também tem o Parque Jardim da Luz e o Centro de Esportes Radicais, além de restaurantes de gastronomia coreana, grega e peruana.

3. Cambuci

É para quem procura um ótimo oferecimento de estabelecimentos comerciais e de serviço, com hospitais, lojas, supermercados, farmácias, entre outros. Sendo um dos mais tradicionais de São Paulo, é vizinho de outras regiões valorizadas da cidade, como a Mooca e a Vila Mariana. Na questão da mobilidade, há a Avenida Dom Pedro I e a Avenida do Estado.

4. Consolação

Uma área nobre e bem valorizada da capital, tem estações de metrô como a Paulista, a Higienópolis-Makenzie e a Anhangabaú. Inclui vias importantes como a Rua Augusta e a própria Rua da Consolação. Contém muitas opções gastronômicas, padarias, bancos e supermercados, além da importante Universidade Mackenzie. O Cine Belas Artes é uma tradicional referência para os amantes da sétima arte.

 

5. Sé

A Praça da Sé é um dos destaques, com estação de metrô com o nome do bairro e um entorno com grande disponibilidade de estabelecimentos de serviço e comércio, transporte coletivo e pontos culturais. Por fazer fronteira com a Liberdade, parte da Sé costuma ser confundida com o bairro, o que inclui atrações da cultura japonesa. Além disso, há as estações Sé (linhas 1-azul e 3-vermelha) e Anhangabaú (linha 3-vermelha) do metrô.

Outros destaques do bairro, bastante culturais, são a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé e o Sesc do Carmo.

6. Higienópolis

É um bairro nobre, em um polo econômico e cultural. Tem ótimas opções de imóveis residenciais com arquitetura única, muitos já modernizados e outros para reforma, com ruas arborizadas e praças. Vizinho da Consolação, tem uma ótima qualidade de vida e tem pontos de destaque como o Shopping Higienópolis e o Museu de Arte Brasileira.  A Praça Vilaboim e o Parque Buenos Aires são destaques para passeio com as crianças ou uma boa caminhada com os pets.

7. Liberdade

Morar na Liberdade é para os amantes da cultura oriental. Por conta do período de imigração para São Paulo, o bairro possui a maior população de origem japonesa fora do Japão. Além de restaurantes com culinária asiática – chinesa, japonesa e coreana, por exemplo – tem seus típicos postes de luz vermelhos, lojas, pequenos shoppings e vendinhas com produtos típicos do Oriente.

Tem também ótimas opções de transporte, como linhas de ônibus diversas e as estações Liberdade, São Joaquim e Vergueiro. O Centro Cultural São Paulo é destaque cultural na região.

8. República

A Praça da República conta com feirinha de antiguidades e eventos durante o ano, há casas noturnas e pontos de destaque como o Teatro Municipal e a Galeria do Rock, para fazer compras ou para curtir atrações culturais.

9. Santa Cecília

Morar na Santa Cecília é para quem procura um bairro conhecido por sua atmosfera movimentada e boêmia. Ele tem características que atraem moradores modernos. Suas ruas são arborizadas e planas, o que facilita caminhadas e o percurso de ciclistas. É muito bem localizado, com duas opções de metrô (Marechal Deodoro e Santa Cecília).

Ainda há o Parque da Água Branca, um espaço estruturado e seguro para caminhar e praticar exercícios, ou o Parque Buenos Aires, que se destaca por seu ambiente calmo e agradável.