A Liberdade é o bairro mais japonês de São Paulo, uma atração turística imperdível especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e pelos demais países orientais. São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia. Confira!

No início do século XX, os imigrantes nipônicos foram ocupando a região e nos anos posteriores o lugar passou a ser povoado também por pessoas vindas da Coréia e China.

Outra curiosidade é que a imigração japonesa no Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 1,5 milhão de japoneses e descendentes morando no país, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná.

Para quem curte a cultura, a gastronomia e os produtos asiáticos não pode deixar de conhecer o Bairro da Liberdade, que também costuma ser palco de festas típicas, como o bon odori (festival japonês).

Ah, e não podemos esquecer de mencionar que a iluminação é decorada em estilo oriental com tradicionais lanternas, chamadas Suzurantõ. Inclusive, até os semáforos de pedestres são estilizados.

O que fazer no Bairro da Liberdade?

Por ser um lugar turístico as ruas ficam lotadas de gente e de veículos principalmente aos finais de semana, por isso, é aconselhável ir de metrô, táxi, aplicativo de transporte, ônibus público ou turístico. Já para quem optar por ir de carro, poderá deixá-lo em estacionamentos do bairro.

Para chegar na região, basta descer na estação do metrô Liberdade que fica localizada na Praça da Liberdade.